AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas
Como aproveitaremos os benefícios que a Inteligência Artificial (IA) pode nos trazer para construirmos um Amanhã mais digno e sustentável para todos? É com este questionamento que o LAA - Laboratório de Atividades do Amanhã reabre suas portas com mais uma experiência inovadora: AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas.
A partir do dia 22 de dezembro, os visitantes serão recebidos no LAA pela AYA, anfitriã de IA da nova exposição, elaborada em colaboração com IBM e treinada para conseguir responder às dúvidas mais comuns sobre Inteligência Artificial. A AYA estará em constante aprendizado e aprenderá com o público a partir dos questionamentos feitos. A mostra fica em cartaz até julho de 2018.
Os visitantes terão a oportunidade de entender na prática como funciona o processo de treinamento de uma IA e como podem trabalhar em colaboração com os seres humanos, por meio de ferramentas capazes de ler expressões faciais, compor músicas de acordo com o gosto de cada um e trabalhar na criação de pinturas abstratas, por exemplo.
O percurso expositivo é formado por oito experiências, entre elas o “Emotion CAM”, que detecta a presença do visitante, faz a leitura de sua expressão facial e responde com memes divertidos da internet. Te desafiamos a não rir! Seguindo pela exposição, em uma outra experiência, a imagem do visitante será transformada em tempo real, via webcam, no estilo de pinturas com traços de artistas renomados – a primeira referência treinada pela IA foi a de uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista, Tarsila do Amaral.
AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas é uma co-realização do LAA - Laboratório de Atividades do Amanhã e da Deeplab Project, em colaboração com IBM e apoio da CyberLabs e da área de Desenvolvimento da TV Globo.
O LAA - Laboratório de Atividades do Amanhã é apresentado por Santander.
Algumas experiências e exposições estão sujeitas à lotação para segurança e conforto do visitante. Fechamos às 18h e, por isso, as filas para essas experiências e exposições podem ser encerradas horas antes.