Cubo do Pensamento | Museu do Amanhã

Diversidade cultural é tema de novo interativo da nossa Exposição Principal

Exposição Principal
Quatro mulheres da tribo Padaung, da Tailândia usando anéis de cobre no pescoço em sinal de beleza.

A Exposição Principal do Museu do Amanhã ganhou um conteúdo adicional desde o primeiro dia de 2018. As quatro telas interativas da bancada do lado de fora do "Cubo do Pensamento", terceira experiência da seção "Terra", agora trazem também informações sobre a complexidade das culturas - além das informações sobre o Cérebro já existentes. O conteúdo foi todo desenvolvido pela equipe do Museu do Amanhã, com base em textos do consultor do Museu e antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte.

As informações estão divididas em três subseções: "Mundo Sem Barreiras", "Diversidade Cultural" e "Cultura: Uma Construção Social", incluindo muitas fotografias e brincadeiras, como o Jogo da Memória do Casamento, no qual o visitante é convidado a descobrir mais sobre particularidades de enlaces conjugais em diferentes partes do mundo.

"Como um Museu de ciências aplicadas, estamos, com o novo interativo, reforçando um respeitoso diálogo com as ciências humanas. A construção dos amanhãs que queremos passa, antes de mais nada, pelo crivo da cultura e das relações sociais", diz o curador geral do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira.

Em dezembro de 2017, o Museu já havia inaugurado, durante as comemorações de dois anos, sua primeira experiência de extensão da Exposição Principal: a IRIS+, tecnologia desenvolvida com a IBM, baseada na Inteligência Artificial.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.