Manual de Inovanças | Museu do Amanhã

Boas-vindas ao “Manual de Inovanças”

Exposição Principal
Livro "Manual de Inovanças" aberto em uma página de um de seus jogos

Prepare-se, pois para embarcar nessa viagem, você vai precisar de uma tesoura, lápis, e muitas caraminholas na cabeça. O Museu do Amanhã lança nesse mês de outubro, em paralelo à prorrogação da exposição “Inovanças – Criações à Brasileira”, o catálogo “Manual de Inovanças”. Além dos aspectos já visitados na mostra – traduzidos nas 39 invenções brasileiras abordadas na galeria de 600 metros quadrados –, o livro fornece ao público um material para aprofundamento e a oportunidade de explorar o lado inventivo.

A produção do “Manual de Inovanças” aconteceu ao mesmo tempo em que a exposição era elaborada, sendo finalizada nos meses que antecederam a inauguração. O resultado são 480 páginas com muito conteúdo detalhado sobre a exposição, além de jogos e brincadeiras que convidam o leitor, de qualquer idade, a botar a mão na massa. No catálogo, o leitor é convidado a interagir. Como afirma Leonardo Menezes, curador da exposição, o manual destaca a capacidade que todo mundo tem de bolar coisas novas.

"O catálogo ‘Manual de Inovanças’ tem como objetivo não só falar da exposição 'Inovanças - Criações à Brasileira' e seus diferentes aspectos e narrativas, mas também tornar o próprio leitor um protagonista em relação as suas criações e inventividades", diz Leonardo. "A exposição passa a ideia de que todo brasileiro pode inovar e ser criativo, e o catálogo reforça esse pensamento. O leitor é estimulado com diferentes exercícios, brincadeiras e desenhos, que permitem o treinamento do pensamento livre que a gente enxerga nos inovadores brasileiros", complementa.

A jornalista Amarilis Lage, responsável pela interatividade do catálogo, conta como cada jogo proposto está diretamente ligado a uma iniciativa selecionada para a exposição “Inovanças”. "Em alguns casos, essa conexão se dá por meio do tema: após falar de um projeto que usa energia solar, pedimos que o leitor imagine como aquela tecnologia poderia ser aplicada num playground, por exemplo. Às vezes, o jogo dialoga com a história de vida que existe por trás daquela inovação ou com as estratégias que um pesquisador utilizou para resolver determinado problema", detalha.

Leonardo vê no catálogo uma possibilidade do próprio leitor exercitar a sua criatividade, enxergando ali como ele poderia melhorar algum produto e alguma ideia. "Dessa forma, ele vira um almanaque, e se torna uma ferramenta ativa para que o visitante possa ter as próprias ideias e quem sabe vir a inovar.". 

A criatividade e a interatividade fazem parte da identidade do Museu, que desde o início tem se dedicado a operar um espaço democrático e consolidar a ideia de que museus podem ser espaços estimulantes e divertidos. Engajando pessoas com a ciência, a inovação e a cultura. E em constante busca para aprimorar a percepção das pessoas sobre suas capacidades e mostrar até onde o saber científico e o conhecimento aplicado podem nos levar.

“Inovanças – Criações à Brasileira” é resultado dessas aspirações, nas quais ações sociais de inclusão, artefatos inspirados na natureza, desenvolvimento de altas tecnologias e criações brasileiras se exibem múltiplas. Traçando um paralelo entre a produção artesanal e os grandes maquinários industriais, entre o low e o high tech.

"O catálogo se tornou um meio de perpetuar a experiência que antes só era vista aqui, atravessar barreiras e criar uma fonte de informação capaz de ultrapassar o tempo", comenta Bernardo Winitskowski, da produtora Estúdio Cru, responsável pelo projeto gráfico e editorial do livro. "O que mais me agrada nesta produção é termos a oportunidade de deixar, fisicamente, o legado de Inovanças para futuros inovadores.".

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.