Tecnologias contra o desperdício de alimentos | Museu do Amanhã

Palestra | Tecnologias contra o desperdício de alimentos

Observatório do Amanhã
Início: 
terça-feira, 06 de agosto de 2019
Término: 
terça-feira, 06 de agosto de 2019
Local:
Observatório
Horário:
ter 15h-18h

O desperdício mundial de alimentos por ano gira em torno de 1.3 bilhão de toneladas. O mundo produz hoje uma quantidade de alimentos suficiente para alimentar mais de 7,7 bilhões de pessoas. Entretanto, mais de 820 milhões de delas, quase 10,8% da população mundial, ainda passam fome, de acordo com  o relatório anual “O estado da segurança alimentar no mundo”, produzido pelas agências das Nações Unidas (FAO, OMS, PAM e Unicef). 

    
No dia 06 de agosto, às 15h, um dos parceiros da exposição Pratodomundo, o Comida Invisível, abordará a questão do desperdício e apresentará iniciativas tecnológicas para reduzir a perda de alimentos. Uma delas é o aplicativo homônimo, que aproxima quem tem comida sobrando de quem precisa dela, de maneira fácil e prática. Um serviço que atua como uma ponte direta entre restaurantes, supermercados, hotéis, buffets e bares com ONGs, facilitando a doação de alimentos impróprios para o comércio, mas próprios para o consumo de quem necessita.  

Inscreva-se gratuitamente!   


Convidada

Daniela Leite é fundadora do Comida Invisível, já trabalhou na área jurídica de grandes empresas e lecionou em diversas universidades. Mas foi após se tornar mãe que encontrou sua verdadeira paixão: lutar contra o desperdício de alimentos. Com isso, para ensinar a aproveitar ao máximo os alimentos criou o aplicativo Comida Invisível.

A exposição Pratodomundo é uma realização do Museu do Amanhã, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Tem patrocínio do Carrefour e apoio da IBM, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio de Comida Invisível e Isla Sementes e parceiros de conteúdo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Embrapa e Agência France Presse.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.