Sai-Fai: Ficção Científica à Brasileira | Museu do Amanhã

Sai-Fai: Ficção Científica à Brasileira

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
terça-feira, 25 de julho de 2023
Término: 
domingo, 12 de novembro de 2023

Sai-Fai: ficção científica à brasileira, nos transporta para um universo expandido que desafia os limites entre o real e o imaginário. Fruto de uma oficina promovida em 2021 pelo Laboratório de Atividades do Amanhã -LAA, a exposição apresenta os contos concebidos nesse processo criativo, agora levando-os ao espaço único do museu. 

Inspirados por movimentos como o afrofuturismo e o futurismo indígena, 19 autores de todo o Brasil deram vida a realidades alternativas, utopias, distopias e aventuras fantásticas. Esses contos foram cuidadosamente ilustrados por dez talentosos artistas visuais e transformados em um livro digital, disponível para apreciação no espaço expositivo. Mas a experiência não para por aí: a exposição também proporciona a vivência de realidade aumentada com "Herança", uma criação do coletivo 2050 que dá vida a elementos presentes na capa do livro digital.

Na exposição, a magia ganha vida através das ilustrações elaboradas por dez talentosos artistas visuais, que, juntamente com os textos, foram transformados em um livro digital publicado pelo Museu do Amanhã. Além disso, a experiência imersiva da mostra incorpora uma narrativa sonora, uma videoarte e a emocionante experiência de realidade aumentada chamada "Herança", desenvolvida pelo coletivo 2050.

E se a imaginação for uma tecnologia?
Descubra visitando a exposição, retire seu ingresso aqui

Ao adentrar o espaço imersivo de "Sai-Fai", os visitantes são convidados a se transformarem em leitores ativos, onde a imaginação é a tecnologia sensível e a arte é uma ferramenta poderosa que desafia a percepção da realidade, transportando-nos para outros mundos. Essa exposição é uma convergência entre literatura e artes visuais, apresentando trechos dos contos escritos durante a oficina, com ilustrações de artistas de estilos distintos. Som, imagem e palavra se fundem, convidando-nos a questionar as fronteiras entre o real e o imaginário. 
 

A exposição também está comprometida com a acessibilidade. Textos em libras, audiodescrição dos contos, elementos em motion graphics com libras e objetos impressos em 3D da experiência de realidade aumentada tornam a mostra inclusiva para todos os visitantes. Além disso, haverá recursos como mapa tátil, piso podotátil e audiodescrição espacial.

Sai-Fai: ficção científica à brasileira é realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado pelo Santander Brasil #SantanderNaCultura.  

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.