Roda de conversa sobre Mobilidade Ativa
Relações Comunitárias
Início:
sábado, 27 de julho de 2019
Término:
sábado, 27 de julho de 2019
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
sab 14h-16h
Poluição do meio ambiente, limitação dos espaços, fluxos transitórios, aumento dos índices de acidentes de trânsito e pequenas ofertas alternativas de circulação. Esses são alguns dos tópicos essenciais para o debate sobre mobilidade urbana no Brasil. No dia 27 de julho, às 14h, o Museu do Amanhã, em parceria com o TransporteAtivo, realiza o primeiro encontro das Rodas de conversa sobre Mobilidade Ativa, uma ação que visa debater temas relativos ao futuro da mobilidade nas grandes cidades, refletindo sobre as práticas antigas e atuais, em busca de soluções a partir do conhecimento de diferentes linhas de pensamento..
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O ponto de partida desse primeiro encontro será a fala de especialistas brasileiros que estiveram recentemente na Velo-City, a maior conferência do mundo na área de ciclismo, mobilidade urbana, infra-estrutura de ciclismo, inovações de bicicleta, segurança de bicicleta e as mudanças sociais e culturais impulsionadas pelo ciclismo em escala global, que aconteceu em Dublin, na Irlanda. Eles falarão sobre os projetos que apresentaram e as impressões que tiveram na conferência, contribuindo para ampliar o diálogo e apontar as principais soluções para o problema da mobilidade urbana no Brasil.
Participe!
Convidados
- Eduardo Bernhardt - Educador Ambiental e especialista em coleta seletiva, na ONG Ecomarapendi Recicloteca há 14 anos. É diretor da Organização Transporte Ativo, para a qual trabalha promovendo o uso de bicicletas desde 2006. Este ano coordenou a delegação brasileira que viajou pra a Conferência Velo-City 2019 em Dublin, Irlanda.
- Rodrigo Rinaldi - Doutor e Mestre em Urbanismo pelo PROURB / FAU / UFRJ. Professor de urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e mestre em Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio por 14 anos. Sócio da Def Projects há 10 anos, desenvolvendo projetos urbanos com ênfase em comunidades planejadas e mobilidade. Atualmente, é membro do Departamento de Planejamento Urbano da FAU / UFRJ.
- Carlos Leandro - Presidente da “Pedala Queimados”, responsável por projetos de inclusão social na cidade desde 2016. Graduado em Gestão do Desenvolvimento Sustentável, trabalhando para o Governo nesta área por 2 anos. Co-Vencedor do “Projeto Relevante no Brasil”, concedido pela Embaixada Holandesa do Brasil na Velo-City 2018.
- Marcela Kanitz - Arquiteta, urbanista e pesquisadora no Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB-UFRJ). Atualmente terminando o mestrado em Urbanismo na UFRJ. Realizou uma especialização complementar em Gestão Urbana Sustentável e Desenvolvimento pelo Instituto de Estudos de Habitação e Desenvolvimento Urbano, na Holanda. Participou da elaboração do Índice de Walkability (iCam), em parceria com a ITDP Brasil e coordenou a execução de três estudos de avaliação de impacto de infraestruturas e programas urbanos para bicicletas e pedestres em São Paulo.
- Ana Carboni - Viveu e trabalhou no Brasil, no Reino Unido e no Uruguai, retornando à sua cidade natal em 2014, se engajando na promoção da bicicleta como meio de transporte sustentável no país desde então. Atualmente, é integrante da rede e equipe da Bike Anjo, integrante do Conselho Deliberativo e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).
- Filipe Simões - Faz parte do departamento de planejamento cicloviário da Prefeitura de Niterói e trabalha no planejamento, projeto e gestão da infraestrutura cicloviária e projetos educacionais em nível municipal. Também pesquisa os efeitos do ciclismo na divisão modal da cidade e na infraestrutura de tráfego.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.