Zika vírus na lupa | Museu do Amanhã

Zika vírus na lupa

Observatório do Amanhã
O vírus Zika / Foto: Domínio Público
Início: 
quarta, 24 de fevereiro de 2016 17:00
Término: 
quarta, 24 de fevereiro de 2016 18:00

O Museu do Amanhã oferece nesta quarta-feira (24) a palestra “Zika vírus: questões, incertezas e algumas respostas”, com o virologista Rodrigo Brindeiro, que irá apresentar um panorama de tudo o que se sabe sobre a doença que está preocupando todo o mundo. A palestra ocorre às 17h no Observatório do Amanhã.

Brindeiro integra a equipe da UFRJ que, há poucos dias, anunciou o sequenciamento completo do genoma do Zika - o que, além de favorecer a compreensão de como o vírus se comporta no corpo humano, pode avançar o desenvolvimento de terapias para tratar a doença.

Identificado pela primeira vez em 1947 em macacos na floresta de Zika, na Uganda, o vírus Zika já infectou pessoas em mais de 20 países desde o ano passado. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, considera que entre 3 e 4 milhões de pessoas serão infectadas pelo vírus em 2016 no continente americano - sendo que 1,5 milhão deste total deve ocorrer no Brasil. O principal vetor da doença é o mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

Apesar da rápida expansão de proporções globais, ainda há mais perguntas que respostas sobre a doença. Por que este surto se deu agora? Qual é o estado da pesquisa sobre o vírus? O que se sabe sobre a relação entre o Zika, a microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré? Quais as outras formas de contágio além da picada do Aedes Aegypti?

Sobre o palestrante:

Rodrigo Brindeiro é virologista, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela UFRJ. Atualmente, é diretor do Instituto de Biologia da universidade e professor pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular do instituto.

  • O evento acontece no Observatório do Amanhã nesta quarta-feira (24), às 17h;
  • Evento sujeito a lotação. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo formulário on-line;
  • A inscrição na palestra não dá direito à visitação do Museu do Amanhã;
  • A entrada no prédio ocorre pela porta lateral.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.