Trilhar os Amanhã - Horta Vivência | Museu do Amanhã

Trilhar os Amanhã - Horta Vivência

Educativo
Início: 
quarta, 31 de julho de 2019
Término: 
quarta, 31 de julho de 2019
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
ter 15h-17h
sab 15h-17h

O Museu do Amanhã oferece ao grande público a exposição Pratodomundo onde o tema central é a alimentação. A pergunta norteadora é: como iremos alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050? A partir dela pode-se refletir sobre nossos padrões e hábitos alimentares, sobre a forma como as diferentes culturas se relacionam com a comida, assim como a produção e distribuição dos alimentos em várias partes do mundo.

Como muitos de nós já sabemos, os alimentos industrializados, geralmente, contêm aditivos químicos, além de concentrar ou subtrair nutrientes, que ao serem ingeridos diariamente afetam nosso humor e saúde. Não é tão diferente dos alimentos produzidos pela agroindústria, que se utilizam de grandes áreas para produzir somente aquilo que se tem maior valor monetário com muito uso de fertilizantes, agrotóxicos e também de sementes geneticamente modificadas, o que coloca em risco além de nosso bem-estar, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

Todas essas inovações e tecnologias acabam nos trazendo dúvidas se a incorporação delas nos garantirão de fato alimentos mais seguros, saudáveis e permanentes. Pensando nisso propomos uma mediação junto aos visitantes a fim de repensarem suas atitudes e crenças em relação aquilo que comem, a partir de uma visita na exposição Pratodomundo e que culmina na troca de saberes, conhecimentos, práticas de plantio e manejo entorno da Horta do Amanhã. Ali serão compartilhados princípios e técnicas agroflorestais, segundo ensinamentos de Ernst Gotsch, além de técnicas de plantio. Além do mais, estando do lado de fora do museu, teremos uma grande possibilidade de explorar a percepção das pessoas sobre o entorno, discutir noções de paisagem e patrimônio, conversar um pouco sobre as mudanças da região portuária, assim como sua própria história, discutir conceitos de espaço, lugar e memória. Tudo isso para pensarmos juntos sobre a possibilidade de inserção de hortas urbanas na cidade e como elas podem fazer parte da paisagem.

 Programação

  • 13h30 às 14h: convite e confirmação dos interessados no trilhar temático
  • 14h às 15h: visita na Exposição Prato do Mundo
  • 15h às 16h: realização de atividades na Horta do Amanhã

 

A exposição Pratodomundo é uma realização do Museu do Amanhã, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Tem patrocínio do Carrefour e apoio da IBM, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio de Comida Invisível e Isla Sementes e parceiros de conteúdo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Embrapa e Agência France Presse.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.