Geografias do Acesso: Autismos | Museu do Amanhã

Semana de Conscientização do Autismo | Geografias do Acesso: Autismos

Educativo
Início: 
segunda, 01 de abril de 2019
Término: 
sábado, 06 de abril de 2019
Local:
Exposição Principal
Horário:
seg - sab 10h-17h

Geografias do Acesso é uma programação do Museu do Amanhã que discute a ocupação da pessoa com deficiência na cidade a partir o modelo social da deficiência.

  • Para agendar uma visita, você deve preencher o formulário online de agendamento de visitas (confira os horários disponíveis ao final da página)
  • Cada visita terá o limite de público de 8 pessoas com deficiência + 1 até 3 acompanhantes por pessoa
  • Faixa etária indicada: de 5 a 12 anos (esta é uma indicação, mas pessoas fora dessa faixa etária também podem participar)

No mês de abril, mês da Conscientização Mundial do Autismo, inauguramos a programação com o tema AutismoS com o intuito de elaborar outras possíveis geografias e formas de experienciar arte e ciência. 

Embora muitas vezes o autismo seja encarado como um impeditivo para uma vida social “saudável” ou “normal” e, em geral, quando diagnosticado, acaba produzindo insegurança e desestabilizações, é preciso compreender que essa é uma história única sobre como o autismo pode transformar as vidas e as relações cotidianas. Essa forma de compreender o espectro não é necessariamente incorreta, mas é incompleta. 
 
Por isso, para dialogar com as múltiplas formas de vida, convidamos grupos de pessoas com autismo para participar de visitas cognitivo-sensoriais entre os dias 1 e 6 de abril como forma de realizar uma programação não sobre o transtorno do espectro autista, mas sim uma programação com as pessoas com autismo, seus familiares e acompanhantes.

HORÁRIOS DISPONÍVEIS


1 de abril, segunda-feira: 

9h - grupo de até 8 pessoas com autismo

11h - grupo de até 8 pessoas com autismo

14h - grupo de até 8 pessoas com autismo

16h - grupo de até 8 pessoas com autismo
 

2 de abril, terça-feira: 

15h - grupo de até 8 pessoas com autismo


3 de abril, quarta-feira:

9h - grupo de até 8 pessoas com autismo


4 de abril, quinta-feira: 

15h - grupo de até 8 pessoas com autismo


5 de abril, sexta-feira: 

9h - grupo de até 8 pessoas com autismo


6 de abril, sábado:

9h - grupo de até 8 pessoas com autismo

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.