O Amanhã da Amazônia é hoje! | Museu do Amanhã

O Amanhã da Amazônia é hoje!"

Destaques
O Amanhã da Amazônia é hoje
Início: 
terça-feira, 05 de setembro de 2017
Término: 
terça-feira, 05 de setembro de 2017
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
ter 9h-17h

O Santander e a The Nature Conservancy realizam, em parceria, o evento O Amanhã na Amazônia é Hoje, no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento foi pensado para promover uma discussão sobre as formas de desenvolvimento econômico na região, conservando a maior reserva de recursos naturais do planeta.

Para realizar sua inscrição, envie e-mail para marina.marques@tnc.org ou ligue para 11 3514-5510 informando seu nome, e-mail e telefone. 

O presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, e o head da TNC na América Latina, Joe Keenan, receberão convidados como o pensador Juan Carlos Castilla-Rubio, membro do Conselho Global de Recursos Naturais do Fórum Econômico Mundial; o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; e a presidente do Ibama, Sueli Araújo, para discutir temas como a avaliação dos custos social e ambiental dos projetos de infraestrutura, logística e agronegócio realizados na região e a responsabilidade de quem financia essas obras.
 
Na ocasião, a TNC apresentará um estudo inédito sobre a bacia do Rio Tapajós, nova fronteira de desenvolvimento da Amazônia, que propõe um avanço controlado do desenvolvimento econômico. A proposta é planejar o território, promovendo a manutenção ou a conservação de áreas com importância única pelas suas riquezas de biodiversidade, culturais ou, ainda, fluxos hídricos, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento de outras áreas aptas para a produção ou logística e infraestrutura, com eficiência e sustentabilidade.
 
Ainda na parte da tarde, um debate moderado por Izabella Teixeira, ex. ministra do meio ambiente, trará representantes de diferentes setores que estão diretamente ligados à região amazônica, como o de energia, o agronegócio, investidores, além de um representante das populações indígenas, para discutir como promover, agora, o desenvolvimento sustentável.

PROGRAMAÇÃO
 
09h00 Café da manhã e boas vindas
 
09h30 Abertura
Sergio Rial, presidente, Santander
 
09h50 O desafio da proteção com desenvolvimento na Amazônia
Suely Araújo, presidente, IBAMA
 
10h20 O amanhã da Amazônia na quarta revolução industrial
Juan Carlos Castilla-Rubio, fundador, Space Time Ventures
 
10h50 Intervalo
 
11h10 Amazônia hoje, abraçando o desenvolvimento de forma sustentável
Roberto Rodrigues, coordenador, GV Agro
 
11h40 Perguntas e respostas
Mediação de Antonio Werneck, diretor executivo, TNC
 
12h15 Almoço e networking
 
13h30 Instrumentos para o desenvolvimento da Amazônia: Blueprint do Tapajós
Pedro Bara, gerente de Infraestrutura Inteligente, TNC Brasil
 
14h15 Amazônia agora: promovendo o desenvolvimento sustentável
Moderação de Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente
          
Participantes:
  • Alexandre De Marco, produtor rural, Grupo BDM
  • Arnaldo Eijsink, produtor rural, Grupo JD
  • Eduardo Bastos, diretor executivo, Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau
  • Gil Maranhão Neto, diretor, ENGIE Energia
  • Hector Gomez, country manager Brasil, IFC
  • Kleber Karipuna, liderança indígena de base, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
 
16h00 Considerações Finais
Joe Keenan, vice presidente para a América Latina, TNC
 
16:10 Encerramento e coquetel
Para realizar sua inscrição, envie e-mail para marina.marques@tnc.org ou ligue para 11 3514-5510 informando seu nome, e-mail e telefone.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.