Legado cultural | Museu do Amanhã

Legado cultural dos Jogos Olímpicos do Rio: a história um ano depois

Destaques
Na frente da imagem uma escultura interativa com a frase cidade olímpica com duas palmeiras atrás do lado direito e o Museu do Amanhã no plano de fundo
Início: 
quinta, 17 de agosto de 2017
Término: 
quinta, 17 de agosto de 2017
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qui 9h-13h

Qual o impacto dos Jogos Olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro? Qual legado o evento deixou? A partir de uma análise da mídia brasileira e britânica em períodos chave para a narrativa dos Jogos, a Aberje, a Universidade de Liverpool e a ECA-USP puderam identificar as oportunidades aproveitadas e perdidas ao longo do ciclo olímpico do Rio, desde 2009 até o início de 2017. 

A conclusão dos pesquisadores será apresentada no evento “Legado Cultural dos Jogos Olímpicos do Rio: a história um ano depois” que acontece no dia 17 de agosto, das 9h às 13h, aqui no nosso Observatório do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente aqui.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Institute of Cultural Capital (ICC), da Universidade de Liverpool, a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, com o financiamento do Newton Fund da British Academy, uma instituição de fomento à pesquisa em humanidades e ciências sociais do governo britânico, e o apoio do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-ECA/USP).

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a diretora do ICC Beatriz Garcia vem desenvolvendo um trabalho sobre o legado cultural de grandes eventos, com foco nos Jogos Olímpicos de verão e inverno. Isso permitiu ao estudo comparativos entre os jogos de diferentes anos, sobretudo os de Londres 2012.

PROGRAMAÇÃO
17 de Agosto

09h

Welcome Coffee

09h30

Abertura

Paulo Nassar, Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje


9h45

Reflexões sobre o Brasil

Roberto DaMatta, Professor da PUC; Antropólogo; Conselheiro consultivo da Aberje

10h30

Apresentação da Pesquisa

Beatriz Garcia, Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)

Paulo Nassar, Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)


11h15

Debate

Paulo Nassar, Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

Beatriz Garcia, Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)

Patricia Reis, Diretora da Hod Comunicação de Marcas; Professora da graduação, pós-graduação e EAD; Pesquisadora da ESPM

Rafael Veras, Gerente de Comunicação do IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão (instituto responsável pela gestão do Museu do Amanhã)


12h30

Encerramento com pesquisadores

Cínthia Leone, Pesquisadora

Tato Carbonaro, Pesquisador

Inscreva-se gratuitamente aqui.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.