Hackeando Marte com Carin Ism | Museu do Amanhã

Hackeando Marte - palestra com Carin Ism

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
quinta, 09 de maio de 2019 15:00
Término: 
quinta, 09 de maio de 2019 17:30
Local:
Laboratório de Atividades do Amanhã
Horário:
qui 15h-17h30
O Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA é apresentado pelo Santander

Para nos tornar uma espécie interplanetária, precisaremos imaginar como nós terráqueos vamos viver fora da nossa casa, a Terra. O que vamos precisar mudar em nossos corpos, mentes e em nossa sociedade para habitar outro planeta? O encontro faz parte do Hackeando Marte, programa de imersão artística do Laboratório de Atividades do Amanhã | LAA e é um desdobramento de uma das temáticas do ano no Museu do Amanhã: os 50 anos da chegada da humanidade à Lua.

No dia 09 de maio, quinta-feira, às 15h, iremos receber, no nosso Laboratório de Atividades do Amanhã, Carin Ism vanguardista de inovação em governança como palestrante e autora, é a co-fundadora da How to Rule a World, uma produtora que trabalha para melhorar o entendimento global de governança e aumentar o conhecimento de ferramentas estabelecidas e emergentes para exercer o poder. Ism atuou na Faculdade de Singularidade dos Países Nórdicos, dando palestras sobre o futuro da governança e do poder. Anteriormente,Carin Ism trabalhou como Diretora Executivo da Global Challenges Foundation e conduziu a maior competição mundial em ciências sociais, na qual grupos de 184 países trabalharam para identificar formas de atualizar instituições globais e mecanismos de coordenação para enfrentar riscos catastróficos globais. O trabalho atual inclui o livro definitivo sobre a história, presente e futuro da governança - com ênfase no uso de dados, algoritmos e blockchains - e uma exposição de realidade aumentada que o acompanha. Ism também lidera um projeto para desenvolver uma abordagem de dados transacionais para permitir o cumprimento das metas do Acordo de Paris sobre o Clima através de um sistema de incentivo distribuído. Ela também preside o Altruísmo Eficaz da Suécia, que trabalha para oferecer orientação quantificável a qualquer um que busque maximizar seu impacto positivo no mundo. 

GOVERNANÇA INTERPLANATÁRIA
Novas fronteiras - seja o Novo Mundo, a Antártida ou, em breve, o espaço exterior e outros planetas - sempre forneceram pastos verdes para reflexões sobre governança. Esses novos mundos nos proporcionam oportunidades para projetar novos sistemas de governança, em vez de refinar os antigos. Então, quando chegamos aos corpos celestes - seja nossa lua, Marte, as luas galileanas ou além, como devemos estruturar nossa governança? E quem deveria estar no comando? Esta palestra fornece uma visão geral das ideias atualmente sendo exploradas para a governança de outros planetas, bem como das principais partes interessadas envolvidas 

Hackeando Marte: Imersão Artística 

Programa voltado a designers de produto, designers de moda, artistas digitais, designers de comunicação visual, designer de transportes, escritores de ficção-científica, antropólogos, engenheiros mecânicos e elétricos, especialistas audiovisuais, arquitetos, músicos, designer de games, programadores, desenvolvedores de ambientes 3D e 360, entusiastas do espaço, cientistas, astrônomos e engenheiros. 

Alguns exemplos de temáticas abordadas: Explorador espacial, Exoplanetas - Astrobiologia e ecologia espacial, Terraformação, “Cube Sat”, Simulações espaciais, Robôs espaciais e Vida extraterrestre.

Formato: Durante seis meses, os participantes irão se encontrar semanalmente em oficinas estruturadas de 3 horas de duração. As oficinas iniciaram em 7 de fevereiro e ocorrem sempre às quintas-feiras, das 15h às 18h. O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) também disponibilizará o espaço em dias específicos para uso dos participantes, com suporte da equipe do Museu do Amanhã para prototipação. Ao final de seis meses de desenvolvimento de alto nível, os trabalhos serão apresentados ao público em uma exposição que terá como objetivo gerar interesse e entusiasmo sobre o papel e a participação do Brasil nessa exploração.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.