Como o gosto molda a sociedade? | Museu do Amanhã

Como o gosto molda a sociedade? Um bate-papo com Cristiana Beltrão

Observatório do Amanhã
Foto: Prisiclla Du Preez
Início: 
quarta, 19 de junho de 2019
Término: 
quarta, 19 de junho de 2019
Local:
Observatório
Horário:
qua 15h-18h
Seu assento estará reservado até 30 minutos antes do horário de início do evento; após este horário, começamos a disponibilizar os lugares para as pessoas que estão na fila de espera

O gosto é algo profundamente pessoal e subjetivo, mas também social e coletivo. Gostar de um alimento ou adquirir o hábito de comer algo pode ser, por exemplo, fruto da cultura, da condição do solo e das condições climáticas de um lugar. Ou até das condições históricas, que provocam deslocamentos de pessoas. Em “Como o gosto molda a sociedade?”, a carioca Cristiana Beltrão, empresária de sucesso na gastronomia, vai conversar com o público no Museu do Amanhã sobre o tema.

O evento, que será no dia 19 de junho, a partir das 15h, tem vagas limitadas e faz parte da programação da exposição "Pratodomundo - Comida para 10 Bilhões", que ficará aberta ao público até 20 de outubro. A exposição temporária levanta um questionamento essencial para as próximas décadas: como alimentar, nos anos de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade?

Um dos exemplos a serem abordados pela palestra de Cristiana Beltrão é Malta, pequena ilha europeia com influência árabe. O país possui culinária similar à da Itália. Porém, com pouco uso de molho. O motivo? A não abundância de água fez com que os moradores optassem por alimentos mais secos. 

A exposição Pratodomundo é uma realização do Museu do Amanhã, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Tem patrocínio do Carrefour e apoio da IBM, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio de Comida Invisível e Isla Sementes e parceiros de conteúdo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)Embrapa e Agência France Presse.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.