Clube de Leitura - A mão esquerda da escuridão | Museu do Amanhã

Clube de Leitura do Museu | "A mão esquerda da escuridão"

Programa de Amigos
Início: 
sábado, 16 de maio de 2020
Término: 
sábado, 16 de maio de 2020
Local:
Sala Virtual
Horário:
sab 10h-12h

O Clube de Leitura do Museu do Amanhã reúne em todo terceiro sábado do mês participantes interessados em compartilhar não apenas a leitura do livro escolhido, mas também outros saberes, experiências vividas e referências a obras lidas em edições anteriores. Ele foi criado em 2017 (veja aqui a lista de livros já debatidos) com o intuito de aprofundar os eixos temáticos do museu e os conteúdos trabalhados durante o ano em sua programação.

Em sintonia com os temas do mês Família, Diversidade e Marte, o livro escolhido para o próximo encontro que acontece dia 16 de maio, às 10h, é A mão esquerda da escuridão, de de Ursula K. Le Guin. Escrita há 50 anos, a obra é um marco na literatura de fantasia e ficção científica, vencedor do Hugo e do Nebula, mantendo-se até hoje como uma voz precursora e potente nas discussões da humanidade. 

Enviado em uma missão intergaláctica, Genly Ai, um humano, tem como missão persuadir os governantes do planeta Gethen a se unirem a uma comunidade universal. Entretanto, Genly, mesmo depois de anos de estudo, percebe-se despreparado para a situação que lhe aguardava. Ao entrar em contato com uma cultura complexa, rica, quase medieval e com outra abordagem na relação entre os gêneros, Genly perde o controle da situação. É humano demais, e, se não conseguir repensar suas concepções de feminino e masculino, correrá o risco de destruir tanto a missão quanto a si mesmo.

  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página 

O Clube de Leitura do Museu do Amanhã é fruto de uma parceria entre o programa Amigos do Amanhã (NOZ) e a Livraria da Travessa. O encontro tem como objetivo estimular os participantes a discutirem mais a fundo os temas presentes na programação do Museu.

Com mediação do educador David e do livreiro Diogo, o Clube se reúne todo terceiro sábado do mês (com exceção deste), das 10h30 às 12h30, no Observatório do Amanhã. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Museu.

Os Amigos do Amanhã têm 10% de desconto nas Livrarias da Travessa.

O Programa de Amigos do Museu do Amanhã é um espaço de engajamento da sociedade civil com o Museu. Ao se juntar a nós, você participa ativamente da programação do Museu, fortalece nossa rede de Amigos e contribui para a construção de projetos baseados em conhecimento e convivência, como o Clube de Leitura!

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.