Processing Community Day @Rio 2020 - O Potencial criativo na pandemia: expressando dados de forma artística terapêutica
No dia 2 de maio, sábado, das 10h às 18h, o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) recebe a primeira edição do Processing Community Day no Rio de Janeiro, com intenção de desenvolver a temática O potencial criativo na pandemia: expressando dados de forma artística terapêutica. Em tempos de pandemia e isolamento social, a atividade se adaptou e ocorrerá por live no canal do Youtube do Museu do Amanhã, e as aulas ficarão registradas junto aos resultados dos alunos nessa página.
Para realizar sua inscrição clique aqui e utilize o Access Code: 204B6C
Serão 4 oficinas com 1h30 de duração cada, ao vivo no YouTube, e utilizando o OpenProcessing, uma comunidade para compartilhamento de códigos em Processing e p5.js. O objetivo é promover aprendizado em diferentes níveis de conhecimento. A transmissão ao vivo no YouTube não tem limite de participantes, porém apenas os 100 primeiros inscritos na aula do OpenProcessing poderão enviar os projetos criados para a plataforma. Ao final, as aulas e resultados dos alunos serão compartilhados aqui.
A conferência comunitária sem fins lucrativos é composta por ativistas, artistas, designers, programadores, professores e estudantes, em busca de tornar a aprendizagem de programação criativa acessível a diversas comunidades.
O Processing é uma plataforma de software aberta e livre para ensino de programação no contexto das artes visuais, criado por Casey Reas e Ben Fry. O evento Processing Community Day @Rio 2020 é organizado voluntariamente pela comunidade de programadores junto do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã.
PROGRAMAÇÃO10h às 11h - A expressão artística através da programação em tempos de Covid-19
Oficina Carlos de Oliveira
A oficina utiliza artes produzidas sobre a Covid-19 para apresentar o conceito de programação criativa e introduzir o p5.js utilizando a plataforma OpenProcessing. Não é necessário saber programar para participar.
Nível: básico
Mediador: João Bonelli11h30 às 12h30 - Em busca do loop perfeito
Oficina Marlus Araujo
Nesta oficina, vamos aprender alguns conceitos matemáticos e técnicas para gerar animações/gifs que se repetem infinitamente. É complementar à oficina anterior por necessitar de conhecimento básico de Processing e p5.js.
Nível: intermediário
Mediador: João Bonelli14h30 às 16h - Keep Calm and Code On
Oficina Barbara Castro
Nesta oficina, vamos criar experimentações visuais inspiradas em práticas de respiração usando o Processing para criar animações.
Nível: intermediário
Mediador: João Bonelli16h30 às 18h - Visualização de dados do Coronavírus
Oficina João Bonelli
Nessa oficina vamos utilizar o Processing para gerar visualizações dos dados públicos do coronavírus no Brasil disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Nível: intermediário
Mediador: Carlos Oliveira
Palestrantes
João Bonelli é designer, professor e pesquisador do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio trabalhando nos campos do Design de Interação e Design de Mídia Digital. É Coordenador Adjunto da graduação em Design - Mídia Digital da PUC-Rio. Se formou em Comunicação Visual na PUC-Rio, estudou cinema na New York University, possui mestrado em Design de Interação pelo Interactive Telecommunications Program (ITP) da New York University, e é Doutor em Design pela PUC-Rio. http://www.life.dad.puc-rio.br/
Barbara Castro é designer, artista-programadora e professora. Fundadora e diretora do estúdio Ambos&&. O estúdio já realizou exposições, interatividades e visualização de dados para Museu do Amanhã, Oi Futuro, Casa Firjan, Museu Nacional entre outros. Barbara é Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Sua pesquisa em arte e tecnologia já foi apresentada na França, Dinamarca, Portugal, Colômbia e no Brasil. É professora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio desde 2018. http://ambos.art.br/
Carlos de Oliveira Junior é Diretor de Tecnologia na SuperUber, onde participou de exposições e eventos como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Amanhã, Frost Science Museum e Cerimônias de Encerramento das Olimpíadas. Graduado em Design e Mestrando em Economia Criativa na ESPM-Rio, trabalha na interseção entre arte e tecnologia. Foi professor do Istituto Europeo di Design, Universidad Internacional SEK, e o Hyper Templo Maratona de Linguagens, escola que ajudou a criar no Morro da Mineira em 2015. http://encontrosdigitais.com.br/
Marlus Araujo é designer e programador criativo, formado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ, pós-graduado em Projetos Digitais pelo IED Rio e pesquisador do Medialab.UFRJ. Interessado na convergência entre arte, design e tecnologia, adquiriu experiência na concepção e no desenvolvimento de diversos projetos digitais, como games, visualizações de dados, interfaces, instalações interativas, ambientes imersivos e visuais para performances.