Conexão Oceano | Museu do Amanhã

Conexão Oceano

Destaques
Início: 
terça-feira, 03 de setembro de 2019 09:00
Término: 
terça-feira, 03 de setembro de 2019 17:30
Local:
Auditório
Horário:
ter 9h-17h30

A relação do oceano com a sociedade e como a comunicação consegue envolver as pessoas para que elas compreendam essa ligação e protejam os ecossistemas marinhos serão os fios condutores do Conexão Oceano, o primeiro evento do tema no Brasil. Aberto ao público e com participação gratuita, o workshop será realizado no dia 3 de setembro, de 09h às 17h30. Voltado a comunicadores, influenciadores, acadêmicos, pesquisadores e sociedade em geral, o evento tem o objetivo de conscientizar e engajar as pessoas sobre a importância dos mares e trazer o tema à tona, já que o período entre 2021 e 2030 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década das Ciências Oceânicas para a Sustentabilidade dos Oceanos, ou simplesmente, Década dos Oceanos.

Conexão Oceano é promovido conjuntamente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, UNESCO BRASIL e Museu do Amanhã. Com formato dinâmico, o workshop trará roda de conversa, brunch de ideias e casos de sucesso em speed talks que demonstram presença dos oceanos em temas como empreendedorismo, inovação, esporte e entretenimento.

Entre os participantes já confirmados para a programação estão a velejadora Isabel Swan; o economista Vilfredo Schurmann; a atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo; as jornalistas Paulina Chamorro e Paula Saldanha; o embaixador da Boa Vontade da UNESCO Oskar Metsavaht; e o surfista e empresário Rico de Souza. “Os oceanos fazem parte do nosso dia a dia e são extremamente importantes para a economia, ciência, bem-estar, meio ambiente e saúde da população. Quando compreendemos que todas essas atividades estão relacionadas com os mares, entendemos a importância de nos mobilizarmos para proteger e defender os ecossistemas marinhos. Nesse processo, comunicadores e influenciadores são atores estratégicos”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Para a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, “o evento abre as atividades da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que visa a ampliar a cooperação internacional e a promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais. Este é um tema essencial para a sustentabilidade do planeta e sempre relevante para o Brasil, um país que tem um litoral de quase 7.500 quilômetros” 

Programação

9h – Boas-vindas  

Malu Nunes  - Diretora Executiva Fundação Grupo Boticário

Fábio Soares Eon - Coordenador do Programa de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil

Henrique Oliveira - Diretor do Museu do Amanhã

Frederico Antonio Saraiva Nogueira - Assessor Institucional na Diretoria de Hidrografia e Navegação e Vice-Presidente da COI/UNESCO para o Grupo III - América Latina e Caribe

 

9h30 – Mergulhando nos Oceanos | Por dentro do tema

Frederico Brandini - Professor Titular no Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da USP

 

9h50 – Maré de Prosa | Roda de conversa  

Sônia Bridi - Jornalista especialista em coberturas de meio ambiente (moderação)

Maria Paula Fidalgo - Apresentadora e Embaixadora da Paz

Isabel Swan - Velejadora profissional e atleta olímpica

Vilfredo Schurmann - Empresário e Capitão das expedições da Família Schurmann

Rico de Souza - Surfista e empresário

Eduardo Camargo - Presidente do Instituto Baleia Jubarte

 

11h30 – Conhecendo a Década do Oceano 

Alexander Turra  - Professor e Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo

Francesca Santoro - Especialista de Programa Ocean Literacy (Conhecendo os Oceanos) da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO

 

12h – Onda de conversa | Um convite a você! 

Paulina Chamorro  - Jornalista cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos e colaboradora da National Geographic Brasil 

Ronaldo Christofoletti - Professor da UNIFESP e responsável pelo projeto (CNPq) para desenvolver a Estratégia Brasileira de Comunicação para a Década do Oceano

 

12h30 - Intervalo | Brunch 

 

13h30 – Onda de conversa | Atualizando as contribuições 

Paulina Chamorro - Jornalista cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos e colaboradora da National Geographic Brasil 

Paula Saldanha - Escritora, jornalista, apresentadora, ilustradora e ambientalista 

Emanuel Alencar -  Editor de Conteúdo e Sustentabilidade do Museu do Amanhã

Maria Paula Fernandes - Diretora fundadora da ONG Uma Gota No Oceano  

 

14h20 – Ocean Talks | Cases de comunicação 

Oskar Metsavaht - Embaixador da Boa Vontade da Unesco para a Cultura da Paz e da Sustentabilidade | "Uma visão ‘Oceanos’ do mundo contemporâneo"​

Jana Del Favero - Doutora em Oceanografia e editora do blog Bate-papo com Netuno | "Conectando oceanos, mulheres cientistas e a sociedade: um Bate-papo com Netuno"

Mariana Thévenin - Mestra em oceanografia física e fundadora do projeto Oceano para Leigos | "Como usar as redes sociais para aproximar pessoas e oceanos?"

Ricardo Gomes – Diretor do Instituto Mar Urbano | "Divulgação científica e a comunicação com a sociedade: o papel de cada um no futuro sustentável que queremos."

Rosani da Cunha Gomes  - Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro | "O mar não está para peixes."

  

16h – Maré de ideias | 

Malu Nunes - Diretora Executiva da Fundação Grupo Boticário (moderação)

Vinicius Lindoso  - Oficial de Comunicações da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO

Ronaldo Christofoletti - Professor da UNIFESP e responsável pelo projeto (CNPq) para desenvolver a Estratégia Brasileira de Comunicação para a Década do Oceano

Melissa Barbosa   - Coordenadora de Comunicação Institucional da Fundação Grupo Boticário

Mateus Solano - Ator, defensor da campanha Mares Limpos e da implementação dos ODS da ONU

 

*Sujeita à alteração. 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que prever 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.