Ciência às Seis e Meia | Museu do Amanhã

Ciência às Seis e Meia – Futuro da Biodiversidade

Observatório do Amanhã
Início: 
quarta, 12 de junho de 2019
Término: 
quarta, 12 de junho de 2019
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qua 18h30-20h

 

Um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção. Esta é a conclusão do diagnóstico global sobre a biodiversidade divulgado em maio pelo IPBES, a Plataforma Intergovernamental Político-Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. A principal causa: o impacto das ações humanas sobre o planeta.

Dia 12 de junho, às 18h30, o Ciência às Seis e Meia terá a palestra de Bernardo Strassburg, um dos autores desse que é o maior estudo sobre a biodiversidade produzido na última década. Na ocasião, ele apresentará os principais resultados do relatório e também debaterá os desafios e as possibilidades de preservação da biodiversidade nas próximas décadas. As inscrições são gratuitas. Vagas limitadas.

 

  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página A inscrição garante a sua participação no evento.

 

Strassburg é professor da PUC-Rio, fundador e diretor executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), além de coordenador do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio). Economista, ele tem mestrado em planejamento ambiental doutorado em ciências ambientais com foco em questões relacionadas com a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal.

Ciência às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2019, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da  Organização das Nações Unidas (ONU) que prever 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)clique aqui para saber mais.

 

  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos  

 

  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.