O papel dos museus no debate sobre as mudanças climáticas | Museu do Amanhã

O papel dos museus no debate sobre as mudanças climáticas - Palestra da pesquisadora Fiona Cameron

Observatório do Amanhã
Início: 
segunda, 27 de maio de 2019
Término: 
segunda, 27 de maio de 2019
Local:
Observatório
Horário:
seg 15h-17h

No dia 27 de maio, o Museu do Amanhã recebe Fiona Cameron, pesquisadora sênior no Institute for Culture and Society na Western Sydney University (Austrália), para falar sobre como museus são peças importantes no debate das mudanças climáticas globais. O evento é realizado em parceria com a Embaixada da Austrália no Brasil.

A pesquisa que liderou analisou instituições na Austrália e Estados Unidos – e mostrou que museus de história natural e centros e museus de ciência têm papel como fonte de informação e inspiram mudanças de atitude sobre o meio ambiente, interferindo na governança global acerca do tema.

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No Museu do Amanhã, Fiona Cameron contará sobre a experiência que ela e seus colegas tiveram em analisar as respostas das pessoas sobre mudanças climáticas a partir do ponto de vista da relação delas com museus – e também falará sobre os caminhos para onde estes achados apontam. “Hot Science Global Citizens: a agência do setor de museus em intervenções sobre mudanças climáticas”  é um projeto de pesquisa que envolveu cinco museus em dois países diferentes e se baseou em uma abordagem interdisciplinar para desenvolver novos conhecimentos acerca do que constitui ações efetivas sobremudanças climáticas, e como elas podem ser representadas e debatidas na esfera pública em nível local e global.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.