Debaixo do barro do chão | Museu do Amanhã

17ª Semana de Museus: Debaixo do barro do chão

Educativo
Início: 
terça-feira, 14 de maio de 2019
Término: 
sábado, 18 de maio de 2019
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
ter - dom 16h-18h

“De onde vêm a esperança, a sustança
espalhando o verde [...] pela plantação?
Vêm debaixo do barro do chão”

(Gilberto Gil / Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga)
 
 
Mandioca, macaxeira, aipim, maniveira, abóbora, moranga, mogango, bugango, mixirica, tangerina, bergamota. Você conhece alguns desses alimentos? Já pensou por que há tantos nomes diferentes de uma mesma coisa? Provocados pela 17ª Semana de Museus com o tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, o Museu do Amanhã propõe “Debaixo do barro do chão”, uma ação conectada à nova exposição temporária “Pratodomundo – como alimentar 10 bilhões”.

  •  Não é necessário realizar inscrição.
  •  Amigos do Museu do Amanhã e seus acompanhantes têm entrada gratuita. Clique aqui e seja um Amigo!
  • Para os demais visitantes, o valor da atividade está incluído no ingresso do Museu. Consulte as condições de compra para saber se você tem direito à gratuidade ou meia-entrada.

Com estudantes das escolas da região, nossos vizinhos e amigos do Museu do Amanhã, vamos construir um mapa-inventário de costumes alimentares ancestrais. Quais são os fatos, lendas, ritos, que passam de geração a geração e definem os nossos hábitos alimentares? Como nos percebemos diante de múltiplas culturas que nos formam enquanto comunidade?

A ação convida-nos a conhecer, refletir e debater sobre como se dão as transmissões de conhecimento, os regionalismos que se estabelecem, as presenças culturais que se manifestam e nos movimentam, e o significado de tradição.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.