Hackeando Marte - palestra com Guilherme Forton Viotti
O Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA é apresentado pelo Santander
Para nos tornar uma espécie interplanetária, precisaremos imaginar como nós terráqueos vamos viver fora da nossa casa, a Terra. O que vamos precisar mudar em nossos corpos, mentes e em nossa sociedade para habitar outro planeta? O encontro faz parte do Hackeando Marte, programa de imersão artística do Laboratório de Atividades do Amanhã | LAA e é um desdobramento de uma das temáticas do ano no Museu do Amanhã: os 50 anos da chegada da humanidade à Lua.
No dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h, iremos receber, no nosso Laboratório de Atividades do Amanhã, Guilherme Forton Viotti - Bacharel em administração de empresas. Guilherme atuou em diversas áreas, desde a indústria da música como diretor de novas estratégias e mídias digitais em gravadoras, passando pelo ensino de marketing e computação básica para indivíduos de comunidades carentes por meio de iniciativas sociais no Rio de Janeiro. Após cinco iniciativas de empreendedorismo em diversas áreas de conhecimento, hoje é um dos quatro pontos de contato do projeto Venus no Brasil e um dos gerentes de projeto do centro de gerenciamento de recursos da mesma entidade. Mais recentemente, consultou para empresas estrangeiras e é a força fundadora e executiva do IDETRA (Iniciativa para o Desenvolvimento de uma Transição).
SISTEMA BASEADO EM ABUNDÂNCIA - É POSSÍVEL CRIAR UMA NOVA E MELHORADA CIVILIZAÇÃO?
Explorar um planeta deixou de ser apenas ficção científica. Não é mais algo "impensável". Hoje é possível calcular, projetar e criar todos os meios para expandirmos nossa civilização além do nosso planeta. Considerando tal capacidade, também podemos nos perguntar: seria possível implementarmos melhoras em nosso método de governança? Quais barreiras técnicas precisam ser vencidas para termos uma melhor gestão de recursos em um novo planeta? Como uma espécie social, é possível entendermos melhor como funcionamos e alterarmos nossos comportamentos para nos adequarmos a limitações de tal ambiente? Seria possível implementar algo assim na Terra? Para além das provocações que estas perguntas podem causar, serão apresentadas possíveis soluções não só para problemas pontuais mas também dinâmicas que englobam múltiplas áreas do conhecimento humano.
Hackeando Marte: Imersão Artística
Programa voltado a designers de produto, designers de moda, artistas digitais, designers de comunicação visual, designer de transportes, escritores de ficção-científica, antropólogos, engenheiros mecânicos e elétricos, especialistas audiovisuais, arquitetos, músicos, designer de games, programadores, desenvolvedores de ambientes 3D e 360, entusiastas do espaço, cientistas, astrônomos e engenheiros.
Alguns exemplos de temáticas abordadas: Explorador espacial, Exoplanetas - Astrobiologia e ecologia espacial, Terraformação, “Cube Sat”, Simulações espaciais, Robôs espaciais e Vida extraterrestre.
Formato: Durante seis meses, os participantes irão se encontrar semanalmente em oficinas estruturadas de 3 horas de duração. As oficinas iniciaram em 7 de fevereiro e ocorrem sempre às quintas-feiras, das 15h às 18h. O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) também disponibilizará o espaço em dias específicos para uso dos participantes, com suporte da equipe do Museu do Amanhã para prototipação. Ao final de seis meses de desenvolvimento de alto nível, os trabalhos serão apresentados ao público em uma exposição que terá como objetivo gerar interesse e entusiasmo sobre o papel e a participação do Brasil nessa exploração.