Ciência Para Educação | Museu do Amanhã

Ciências às Seis e Meia: Ciência Para Educação

Observatório do Amanhã
Início: 
quarta, 07 de março de 2018
Término: 
quarta, 07 de março de 2018
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qua 18h30-20h

Muito se fala sobre os desafios da educação no Brasil. Mas quais são as possibilidades de solução? Como a ciência pode melhorar a educação? Este é o tema da palestra do pesquisador Roberto Lent, dia 7 de março, às 18h30, no Observatório do Amanhã. No evento, o pesquisador apresentará como a ciência pode melhorar o ensino e o aprendizado, e, com isso, acelerar o crescimento dos indicadores educacionais brasileiros que se mostram tão modestos. A atividade dá início ao projeto ‘Ciências às Seis e Meia’, uma parceria do Museu do Amanhã com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página

“Ainda não se percebe que a ciência já pode compreender como as pessoas aprendem, quais os mecanismos aceleradores da aprendizagem e do ensino, e como isso impactaria a economia e a ascensão social das nações”, explica Lent, que chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas na UFRJ.

O pesquisador também coordena a Rede Nacional de Ciência para a Educação, que, lançou o livro Ciência para Educação: Uma Ponte Entre Dois Mundos que conta com 25 autores de diferentes áreas, todos com um objetivo: tornar as pesquisas feitas dentro da academia aplicáveis para a educação. Lent também é membro da Academia Brasileira de Ciências e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje.

Ciência às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tendo o apoio do Museu do Amanhã e do portal de divulgação científica A Ciência Explica. Ocorre toda primeira quarta-feira do mês de forma gratuita, sempre às 18h30, no Observatório do Amanhã, promovendo encontros entre os cientistas brasileiros e o grande público para debaterem temas atuais do mundo das ciências biológicas, exatas e humanas. A atividade ainda conta com emissão de certificado de participação pela SBPC/RJ.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.