Liberdade de Expressão e Pensamento | Museu do Amanhã

Liberdade de Expressão e Pensamento - Papel da Universidade

Observatório do Amanhã
Foto de um auditório com muitos alunos e um professor dando aula no palco
Início: 
quinta, 25 de janeiro de 2018
Término: 
quinta, 25 de janeiro de 2018
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qui 17h-19h

Em 1940, Rudolph Cleveringa, decano da Faculdade de Direito da Universidade de Leiden, na Holanda, no período da Segunda Guerra Mundial, fez o que, em 2015, foi considerado o melhor discurso da Holanda: protestou contra a remoção de professores judeus da Universidade de Leiden pelos nazistas. Por isso, Cleveringa foi preso e, em decorrência de greves de estudantes, a universidade ficou fechada durante a guerra. 

Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página

Inspirados pelo ato de resistência de Cleveringa e para debatermos os ataques que têm sido feitos contra professores e as próprias instituições de ensino, realizaremos um encontro com Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Marianne Wiesebron, coordenadora do Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden, na palestra Liberdade de Expressão e Pensamento - Papel da Universidade. O evento acontecerá no dia 25 de janeiro, às 17h, no Observatório do Amanhã.

Mundialmente, várias universidades foram casa para invenções cruciais para as sociedades em épocas diferentes, viram teorias nascer e morrer. Foram palco de protestos sociais violentos e de discursos belíssimos – que, não raramente, acontecem juntos ou têm ligação entre si. Um deles foi o discurso de Rudolph Cleveringa que ocasionou sua prisão.

O acontecimento faz pensar sobre o papel da universidade na defesa da liberdade de expressão e dos direitos fundamentais de todos. E nos faz pensar na universidade de hoje: o que fazer diante das tentativas de cerceamento da liberdade de expressão e pensamento? O que está em jogo quando elas acontecem?

Motivada pelo ato de Cleveringa, a Universidade de Leiden realiza a Palestra Cleveringa anualmente para discutir liberdade de expressão e pensamento na Universidade. Liberdade de Expressão e Pensamento - Papel da Universidade é a primeira do tipo a ser realizada no Museu do Amanhã.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.