Reputação Brasil | Museu do Amanhã

Reputação Brasil - Caminhos para o Amanhã

Destaques
Fachada frontal do Museu do Amanhã com nosso globo eletrônico aparecendo
Início: 
quarta, 25 de outubro de 2017
Término: 
quarta, 25 de outubro de 2017
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
qua 8h30-18h

Venha debater sobre os caminhos para a retomada da confiança no Brasil e para um posicionamento internacional positivo a longo prazo no Seminário "Reputação Brasil - Caminhos para o Amanhã". O evento acontece no dia 25 de outubro, das 8h30 às 18h, no Museu do Amanhã.

Sem reputação o país inteiro é penalizado. Há queda de investimentos, os produtos “made in Brazil” sofrem depreciação, há aumento do desemprego e diminuição do turismo. A incerteza aumenta os casos de depressão na população e mina a esperança no futuro, fazendo com que talentos deixem o Brasil em busca de melhores oportunidades em outros países.

PROGRAMAÇÃO
25 de Outubro | Museu do Amanhã

8h00 - 8h30
Credenciamento e welcome-coffee

8h30 - 9h00 - ABERTURA
Boas vindas do Museu do Amanhã

Apresentação do Programa Estratégico de Reputação para o Brasil - Tatiana Maia Lins, editora da Revista da Reputação e diretora da Makemake - A Casa da Reputação

9h00 - 10h00 - PAINEL INTERNACIONAL
Contexto da Reputação atual do Brasil e retomada da confiança. 

Objetivos do Painel: Contextualizar a fotografia atual da Reputação do Brasil no mundo, debatendo os atributos necessários para a retomada da confiança e envolvendo os participantes do evento para que pensem soluções para o país.

Palestrantes: 

  • Prof Cees Van Riel (Eramus University - Holanda e cofundador do Reputation Institute)
  • Prof Marco Túlio Zanini (pioneiro no Brasil nos estudos sobre confiança - FGV-EBAPE). Moderadora/debatedora: Tatiana Maia Lins.


10h00 - 10h50 - COMPETITIVIDADE BRASILEIRA
Entraves para a reputação das empresas brasileiras: Competitividade, Inovação e Gestão.

Objetivos do Painel: Debater a queda da competitividade brasileira em busca de soluções. 

Moderador: Antônio André Neto (FGV-SP e CEO Corcam Tecnologia S.A)

Debatedores:

  • Prof Carlos Arruda (Fundação Dom Cabral)
  • Prof Carmen Migueles (FGV - EBAPE e sócia da Symbállein, consultoria em gestão de ativos intangíveis)
  • Ingo Plöger (IPDES)


10h50 - 11h05 
Coffee-break

​11h05 - 12h00 - REPUTAÇÃO DAS EMPRESAS
Entraves para a reputação das empresas brasileiras: Governança e compliance

Objetivos do Painel: Debater a importância da governança e do compliance para a boa reputação,  mostrando que as crises podem ser superadas e evitadas com maior governança. 

Moderadora: Carina Almeida (CEO Textual)

Debatedores:

  • Marcelo Arantes (Vice-Presidente de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem)
  • Flávia Mouta (Diretora de Regulação de Emissores da B3) 
  • Karla Melo (Gerente de Comunicação da Vale e colíder do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - Cebds)


13h30 - 14h30 - O BRASIL DO AMANHÃ
Do sonho para a ação

Objetivos do Painel: Debater a busca de soluções coletivas e compartilhadas para os nossos problemas.

Moderadora: Tatiana Maia Lins (Makemake - A casa da Reputação)

Debatedores:

  • Rafael Veras, Diretor de Comunicação Corporativa, Mídias Sociais, Publicidade e Relações Públicas do Museu do Amanhã
  • Leonardo Souza, Diretor geral da CDN Rio de Janeiro
  • Patricia Cerqueira Reis, Diretora da Hod Comunicação de Marcas; Professora da graduação, pós-graduação e EAD; Pesquisadora da ESPM


14h30 - 15h30 - A MULHER BRASILEIRA
A mulata exportação nos representa?

Objetivos do Painel: Debater a imagem da mulher brasileira, contribuindo para narrativas mais plurais, assim como debater a situação do Brasil em relação à equidade de gênero. 

Debatedoras:

  • Isabel Clavelin (Onu Mulheres)
  • Débora Thomé (jornalista, autora do livro "50 Brasileiras incríveis para conhecer antes de morrer" - participação remota via NY)
  • Eduardo Murad (Doutor em Comunicação pela USP, Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Marketing da Unisuam)
  • Marta Porto (Juntos Comunicação por Causas)​


15h30 - 16h00
Coffee-break

​16h00 - 17h30 - MARCA BRASIL E NOVAS NARRATIVAS
Narrativas para o Brasil além do samba e do futebol. 

Objetivos do Painel: Debater a construção da “Marca Brasil” e quais narrativas além do samba e do futebol podem ser adotadas para que a percepção local e  internacional sobre o Brasil seja mais diversa, inovadora e plural. 

Debatedores:

  • Fred Gelli (Tátil Design)
  • Tato Carbonaro (Gestor de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje)
  • Ricardo Voltolini (Consultor, criador da Plataforma Liderança Sustentável) 
  • Rachel do Valle (Brazilian Content, projeto da BRAVI e APEX-Brasil)
  • Yacoff Sarkovas (CEO da Edelman Significa e da Zeno)


​17h30 - 18h00
Encerramento do evento e divulgação de calendário das ações de 2018.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.