Reputação Brasil - Caminhos para o Amanhã
Venha debater sobre os caminhos para a retomada da confiança no Brasil e para um posicionamento internacional positivo a longo prazo no Seminário "Reputação Brasil - Caminhos para o Amanhã". O evento acontece no dia 25 de outubro, das 8h30 às 18h, no Museu do Amanhã.
Sem reputação o país inteiro é penalizado. Há queda de investimentos, os produtos “made in Brazil” sofrem depreciação, há aumento do desemprego e diminuição do turismo. A incerteza aumenta os casos de depressão na população e mina a esperança no futuro, fazendo com que talentos deixem o Brasil em busca de melhores oportunidades em outros países.
PROGRAMAÇÃO
25 de Outubro | Museu do Amanhã8h00 - 8h30
Credenciamento e welcome-coffee8h30 - 9h00 - ABERTURA
Boas vindas do Museu do AmanhãApresentação do Programa Estratégico de Reputação para o Brasil - Tatiana Maia Lins, editora da Revista da Reputação e diretora da Makemake - A Casa da Reputação
9h00 - 10h00 - PAINEL INTERNACIONAL
Contexto da Reputação atual do Brasil e retomada da confiança.Objetivos do Painel: Contextualizar a fotografia atual da Reputação do Brasil no mundo, debatendo os atributos necessários para a retomada da confiança e envolvendo os participantes do evento para que pensem soluções para o país.
Palestrantes:
- Prof Cees Van Riel (Eramus University - Holanda e cofundador do Reputation Institute)
- Prof Marco Túlio Zanini (pioneiro no Brasil nos estudos sobre confiança - FGV-EBAPE). Moderadora/debatedora: Tatiana Maia Lins.
10h00 - 10h50 - COMPETITIVIDADE BRASILEIRA
Entraves para a reputação das empresas brasileiras: Competitividade, Inovação e Gestão.Objetivos do Painel: Debater a queda da competitividade brasileira em busca de soluções.
Moderador: Antônio André Neto (FGV-SP e CEO Corcam Tecnologia S.A)
Debatedores:
- Prof Carlos Arruda (Fundação Dom Cabral)
- Prof Carmen Migueles (FGV - EBAPE e sócia da Symbállein, consultoria em gestão de ativos intangíveis)
- Ingo Plöger (IPDES)
10h50 - 11h05
Coffee-break11h05 - 12h00 - REPUTAÇÃO DAS EMPRESAS
Entraves para a reputação das empresas brasileiras: Governança e complianceObjetivos do Painel: Debater a importância da governança e do compliance para a boa reputação, mostrando que as crises podem ser superadas e evitadas com maior governança.
Moderadora: Carina Almeida (CEO Textual)
Debatedores:
- Marcelo Arantes (Vice-Presidente de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem)
- Flávia Mouta (Diretora de Regulação de Emissores da B3)
- Karla Melo (Gerente de Comunicação da Vale e colíder do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - Cebds)
13h30 - 14h30 - O BRASIL DO AMANHÃ
Do sonho para a açãoObjetivos do Painel: Debater a busca de soluções coletivas e compartilhadas para os nossos problemas.
Moderadora: Tatiana Maia Lins (Makemake - A casa da Reputação)
Debatedores:
- Rafael Veras, Diretor de Comunicação Corporativa, Mídias Sociais, Publicidade e Relações Públicas do Museu do Amanhã
- Leonardo Souza, Diretor geral da CDN Rio de Janeiro
- Patricia Cerqueira Reis, Diretora da Hod Comunicação de Marcas; Professora da graduação, pós-graduação e EAD; Pesquisadora da ESPM
14h30 - 15h30 - A MULHER BRASILEIRA
A mulata exportação nos representa?Objetivos do Painel: Debater a imagem da mulher brasileira, contribuindo para narrativas mais plurais, assim como debater a situação do Brasil em relação à equidade de gênero.
Debatedoras:
- Isabel Clavelin (Onu Mulheres)
- Débora Thomé (jornalista, autora do livro "50 Brasileiras incríveis para conhecer antes de morrer" - participação remota via NY)
- Eduardo Murad (Doutor em Comunicação pela USP, Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Marketing da Unisuam)
- Marta Porto (Juntos Comunicação por Causas)
15h30 - 16h00
Coffee-break16h00 - 17h30 - MARCA BRASIL E NOVAS NARRATIVAS
Narrativas para o Brasil além do samba e do futebol.Objetivos do Painel: Debater a construção da “Marca Brasil” e quais narrativas além do samba e do futebol podem ser adotadas para que a percepção local e internacional sobre o Brasil seja mais diversa, inovadora e plural.
Debatedores:
- Fred Gelli (Tátil Design)
- Tato Carbonaro (Gestor de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje)
- Ricardo Voltolini (Consultor, criador da Plataforma Liderança Sustentável)
- Rachel do Valle (Brazilian Content, projeto da BRAVI e APEX-Brasil)
- Yacoff Sarkovas (CEO da Edelman Significa e da Zeno)
17h30 - 18h00
Encerramento do evento e divulgação de calendário das ações de 2018.