Formas inusitadas e computação na arquitetura | Museu do Amanhã

Palestra "Formas inusitadas e computação na arquitetura"

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Mobiliário branco em forma abstrata
Início: 
sábado, 02 de setembro de 2017
Término: 
sábado, 02 de setembro de 2017
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
sab 16h-17h30

Como parte do Workshop Do Digital ao Material, o Museu do Amanhã oferece palestra gratuita sobre design paramétrico com Vishu Bhooshan, do departamento CO|DE do escritório de arquitetura Zaha Hadid, e Alicia Nahamd, do Design Research Laboratory (DRL) da Architectural Association School of Architecture (Londres). O evento acontece no dia 2 de setembro, das 16h às 17h30, no Observatório do Amanhã.

Os palestrantes explorarão a criação de projetos computacionais avançados e fabricação digital e falarão sobre a relação dinâmica entre pesquisa acadêmica sofisticada e pesquisa experimental de projetos de vanguarda no escritório Zaha Hadid Architects.

A Architectural Association School of Architecture foi fundada há mais de 150 anos, e sempre esteve na vanguarda da inovação e da teoria crítica; ela tem entre seus professores arquitetos mundialmente famosos como Zaha Hadid, Rem Koolhaas e Richard Rogers. O seu amplo programa de exposições, palestras, simpósios e publicações deu-lhe uma posição central nas discussões e desenvolvimentos mundiais na cultura arquitetônica contemporânea.

Na vanguarda da pesquisa contemporânea na AA está o Programa de Mestrado em Laboratório de Pesquisa de Design, que se concentra no uso de projetos computacionais e processos de fabricação avançados para descobrir formas experimentais, novas e provocativas de arquitetura e engenharia.

Uma das principais características deste programa é a colaboração entre pesquisa acadêmica e práticas de vanguarda. Um grupo de professores e alunos da Design Research Laboratory (DRL) formou o departamento de pesquisa computacional CO|DE no escritório da arquiteta Zaha Hadid para exploração intensiva, descoberta e desenvolvimento de técnicas para aplicação direta em alguns dos edifícios e projetos de produtos mais inventivos e fascinantes do mundo.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.