Do Digital ao Material | Museu do Amanhã

Do Digital ao Material - Workshop de Design Paramétrico

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Mobiliário branco em forma abstrata
Início: 
sexta, 01 de setembro de 2017
Término: 
sábado, 09 de setembro de 2017
Local:
Laboratório de Atividades do Amanhã
Horário:
seg - dom 8h-22h

A popularização das ferramentas de fabricação digital fez a cultura maker florescer. Hoje, qualquer pessoa curiosa pode se tornar um entusiasta capaz de produzir seus próprios objetos: sejam eles pequenos protótipos, individuais, personalizados, que caibam na palma da mão, até grandes elementos arquitetônicos, em escala macro, de uso coletivo, público e ao ar livre. Porém, como poderíamos criar esses grandes elementos, se impressoras 3D e cortadoras a laser possuem limitações de espaço? E como poderíamos experimentar novas formas de interação com a paisagem, com a cultura e com a cidade, criando novos tipos de infraestrutura?

Novas formas precisam ser descobertas, assim como novos métodos produtivos. Por isso, o Museu do Amanhã convida a Architectural Association School of Architecture (Londres) a realizar um workshop dos dias 1 a 9 de setembro para explorar a criação de projetos computacionais avançados e fabricação digital. O curso será lecionado no Laboratório de Atividades do Amanhã pela AA Visiting School Rio de Janeiro, com professores do departamento de computação CO|DE da Zaha Hadid Architects e em parceria da escola de arquitetura, design e engenharia da PUC- RJ

  • Inscreva-se aqui.
     
  • Para dúvidas sobre o conteúdo do workshop e inscrições off-line ou dúvidas gerais sobre o curso, entre em contato através do e-mail brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk
     
  • Amigos do Museu do Amanhã têm 10% de desconto. Se você ainda não é um Amigo, cadastre-se no NOZ - Programa de Amigos do Museu do Amanhã aqui.

A ideia é que amantes e entusiastas de áreas como design, comportamento, fabricação digital, cenografia, arquitetura e ecologia possam, mesmo sem experiência, aprender a combinar conhecimentos de design paramétrico e fabricação digital, criando novas formas e gerando estruturas físicas reais, em grande escala, como um mobiliário urbano ou um pavilhão.

Para isso, os participantes debaterão a importância de se pensar os espaços e seus uso e aprenderão a prototipar e explorar novas formas com ferramentas de design assistido por computador (Maya, Rhino e Grasshopper) e ferramentas de fabricação (CAM) para modelar e fabricar peças, usando corte à laser, impressão 3D, router CNC e braço robótico em colaboração com PUC-RJ.

O que os participantes vão aprender?

  • Habilidades computacionais: os participantes aprenderão a usar ferramentas de modelagem digital avançada, assim como programação e habilidades paramétricas em Rhino/Grasshopper.
     
  • Fabricação: os alunos aprenderão a programar e a preparar arquivos para serem cortados, usinados e moldados pela fresadora CNC, máquina de corte a laser e impressora 3D.


Nenhuma experiência prévia é necessária e todos os softwares e técnicas de fabricação serão ensinados do zero.

O que é necessário para participar?

Compreender e conseguir se comunicar em inglês; ter notebook próprio (para aprender a manipular os programas e projetar individualmente); se inscrever no link do programa e pagar a inscrição.

Cronograma

1 a 9 de setembro de 2017 | 8h às 22h | Laboratório de Atividades do Amanhã

  • 01-03/09

Workshop intensivo de computação focado em modelagem digital e desenho paramétrico

  • 04-06/09

Trabalhos individuais e/ou em equipes para desenvolver propostas projetuais paramétricas, produzindo protótipos de estudo em escala reduzida + início da fabricação do mobiliário (S) na escala 1:1

  • 07-09/09

Participantes trabalham em equipes para fabricar o protótipo de um mobiliário na escala 1:1

Sobre a Architectural Association School of Architecture (AA)

A AA de Londres foi fundada há mais de 150 anos e sempre se manteve como pioneira em inovação e teoria crítica, formando e sendo lecionada por arquitetos e arquitetas mundialmente famosos como Zaha Hadid, Rem Koolhaas e Richard Rogers. O seu amplo programa de exposições, palestras, simpósios e publicações conferiu à AA uma posição central nas discussões globais e desenvolvimentos no âmbito da cultura arquitetônica contemporânea.

Sobre a AA Visiting School

Hoje, a Architectural Association School of Architecture Visiting School (AAVS) é realizada em 5 continentes, em diversas cidades, territórios e regiões remotas, somando mais de 50 Visiting Schools.

Os diversos cursos que compõem o nosso programa proporcionam oportunidades de ensino e aprendizagem para estudantes e outros participantes internacionais para participar - de perto e liderados por professores de AA e outros especialistas – da reflexão e propostas de soluções para as mais urgentes questões arquitetônicas, tecnológicas, culturais, urbanas e sociais do mundo.

Os cursos de pequena duração oferecidos pela AA Visiting School são abertos a estudantes matriculados em escolas de todo o mundo, estudantes atualmente matriculados na AA, recém-formados, arquitetos e outros indivíduos criativos que desejam aprofundar seus conhecimentos, práticas e habilidades em arquitetura.

  • Inscreva-se aqui.
     
  • Para dúvidas sobre o conteúdo do workshop e inscrições off-line ou dúvidas gerais sobre o curso, entre em contato através do e-mail brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk
     
  • Amigos do Museu do Amanhã têm 10% de desconto. Se você ainda não é um Amigo, cadastre-se no NOZ - Programa de Amigos do Museu do Amanhã aqui.

Professores

  • Vishu Bhooshan atualmente trabalha como designer sênior no Zaha Hadid Architects (ZHA), dentro do grupo de Pesquisa em Computação e Design (ZH CODE), em Londres. Recebeu seu diploma de bacharelado na Pune, Índia (2010) e completou seu mestrado na Architectural Association (AA), Design Research Lab (2013). Anteriormente, trabalhou na Índia como arquiteto no escritório B.S Bhooshan & Associates, Mysore & Mind Space Architects, Bangalore. Sua pesquisa atual se concentra em processos de design orientados por dados, incluindo a união e visualização de dados tridimensionais da cidade urbana. Também trabalhou com impressão 3D, otimização topológica e aplicação do aprendizado em estatística para prever resultados de otimização estrutural e material nas fases iniciais de projeto. Ensinou, apresentou e publicou trabalhos em vários eventos, conferências profissionais e simpósios, incluindo ACADIA 2014, simAUD 2015 e 2017, IASS 2016, AAG 2016, eCAADe RIS 2017, AAVS Global Summit 2015, Hyper Threads AA Visiting School 2013-2017 e em vários institutos na Índia, incluindo a Pesquisa em Antropologia da Índia Mysore, Faculdade de Engenharia Trivandrum, Indian Institute of Architects, Mysore.
     
  • Alicia​ Nhamad​ é arquiteta e pesquisa o design através da integração de materiais e tecnologia em relação a ambientes contextuais específicos. Seu trabalho profissional e acadêmico se concentra em explorar a relação entre arquitetura, tecnologia e fabricação, implementando técnicas computacionais em projetos de grande escala. É Doutora Pesquisadora da Universidade de Cardiff, na Welsh School of Architecture, onde explora a sinergia entre designers, materiais, projeto digital e métodos de fabricação. É também professora do programa de Mestrado no Laboratório de Pesquisa em Design da Architectural Association (AA). Atualmente, é artista residente na Autodesk Pier 9, onde pesquisa novos processos de design colaborativo entre robôs, máquinas, designers e materiais. Anteriormente, trabalhou como arquiteta na equipe paramétrica dos escritórios Populous e Zaha Hadid Architects (ZHA), em Londres, e completou seu mestrado na Architectural Association School of Architecture, em 2010. Realizou seminários e workshops internacionais sobre design e construção em várias universidades, incluindo Belas Artes (São Paulo), KADK (Copenhague), BMS College of Engineering (Índia), Universidade de Hunan (China), Tec de Monterrey (México) com Hyperthreads e AA Visiting Schools. Seu trabalho e colaborações foram exibidos e apresentados em vários eventos, incluindo AAE, IJAC, TxA Emerging design + Technology, IASS - SLTE 2014, ACADIA 2014 e 2012, Festival de Arquitetura de Londres 2010, Museu de Arte Contemporânea de Thessaloniki, na Grécia e no BFI, além de várias publicações em mídias digitais.​
     
  • Franklin Lee e Anne Save de Beaurecueil são os coordenadores e professores da AA Visiting Schools São Paulo/ Rio de Janeiro e desde 2010 realizam uma série de oficinas que trazem arquitetos líderes de todo o mundo para repensar na paisagem urbana brasileira através da combinação de tecnologia de ponta e a exploração teórica crítica com a cultura, material e mão-de-obra local. Eles também são diretores de design do escritório paulista SUBdV, usando uma mistura de tecnologias de design alto e baixo para gerar geometrias sensíveis social e ambientalmente para projetos de arquitetura, mobiliário e design urbano. Eles lecionaram na graduação  AA Diploma Unit 2 de 2005 a 2010 e também lecionaram na Pratt Institute e Columbia University em Nova York, de onde ambos também receberam Master of Science. Eles publicaram, exibiram e ensinaram sobre seus trabalhos em todo o mundo. 
     
  • Verônica Natividade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ (2002) e Mestre em Projeto de Arquitetura pela FAU/USP (2010), com formação complementar em arquitetura paramétrica e fabricação digital pelo IAAC (2012). Possui experiência profissional em projetos de arquitetura e urbanismo. Desde de 2010, é professora do DAU/ PUC-Rio, onde leciona sistemas paramétricos generativos e fabricação digital. Foi professora visitante na Escola de Artes da Universidade de Düsseldorf (2016-2017). Alguns projetos recentes incluem a confecção dos cobogós da fachada do Consulado Português no Rio de Janeiro com alunos, uma instalação de arte generativa na Babycastles Art Gallery em Nova York e o projeto de um resort no Vietnam em colaboração com Fraken Architekten em Frankfurt.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.