Relatório Especial: Litoral em Mudança | Museu do Amanhã

Relatório Especial: Litoral em Mudança

Observatório do Amanhã
Palmeiras balançando devido a uma tempestade
Início: 
segunda, 05 de junho de 2017
Término: 
segunda, 05 de junho de 2017
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
seg 8h30-13h30

Litoral em Mudança: Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas

Como planejar estrategicamente as cidades brasileiras de forma a minimizar os impactos ocasionados pelos eventos climáticos extremos? Como as mudanças climáticas expõem as cidades litorâneas? O Relatório especial “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas” tem como objetivo apresentar dados atuais sobre o tema e fornecer subsídios para e políticas sobre mudança do clima e o Plano Nacional de Adaptação.

Para promover uma discussão com especialistas, pesquisadores, tomadores de decisão e a sociedade civil sobre as vulnerabilidades das cidades brasileiras frente às mudanças climáticas o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas – PBMC lança o Relatório Especial no dia do Meio Ambiente, 05 de junho. O evento acontece das 8h30 às 13h, no auditório do Museu do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

Veja a programação completa

O Primeiro Relatório de Avaliação do PBMC aponta lacunas nas áreas do conhecimento sobre os riscos e medidas de respostas das cidades aos eventos climáticos extremos. Mais de 60% da população brasileira habita cidades costeiras que demandam investimentos e medidas de adaptação frente às mudanças climáticas, com foco na redução de riscos e minimização dos impactos ocasionados pelos eventos extremos climáticos e oceanográficos observados no presente e projetados para o futuro.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.